Rua do Ouvidor, 97 / 6º andar
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20040-030
Tel: (21) 4107-4272
(Marisa - a partir das 13:00)
 
   

II Congresso de Inteligência Competitiva - BI e KM
Casos, Soluções e Tendências

Local: Auditório da FIRJAN - Av. Graça Aranha, 1 - 13o andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Dia 16 de Setembro, terça-feira

Efeitos da Aplicação de BI na Competitividade Organizacional
Palestrante: Sérgio Corte, M.Sc. - Estatístico pela ENCE e Doutorando pela PUC-Rio. Professor da PUC-Rio e da FGV, é copnsultor com vasta experiência e pesquisador do Departamento de Informática da PUC-Rio na área de interesse de Banco de Dados.

Abordagem didática das promessas da aplicação das ferramentas e filosofia de Business Intelligence, com ênfase nos resultados práticos já alcançados e nas possibilidades concretas de médio e longo prazo.
Download da Palestra - PDF

A Importância do e-Learning Hoje
Palestrante: Andrea Cecilia Ramal, Instructional Design - Diretora Executiva da Instructional Design. Doutora em Educação pela PUC-Rio. Autora de diversos livros na área educacional, publica regularmente artigos em jornais e revistas tanto do Brasil como do exterior.

Muitas empresas têm investido no e-learning, campo que cresce cada vez mais. Mas qual é a sua real importância? Como esse movimento se relaciona com as novas formas de pensar e de aprender na cibercultura? Como saber quando a educação à distância é uma necessidade na organização? Estes e outros temas serão apresentados na conferência, complementando-se a exposição com casos concretos desenvolvidos em grandes empresas e em instituições educacionais do Brasil e da América Latina.
Download da Palestra - PDF

Ganho de Produtividade e Redução do Risco ao Negócio por meio da Gestão do Capital Intelectual de Processos e Sistemas
Palestrante: João Vicente Gonçalves - Gerente Geral de Tecnologia do INFOGLOBO.

Entenda como a gestão do conhecimento pode trazer ganhos mensuráveis de produtividade na equipe de tecnologia. Identifique como o conhecimento útil deve ser explicitado sem gerar a percepção de "documentação burocrática". O capital intelectual de processos e sistemas como um ativo de alto valor para as empresas. Integrando o conhecimento com a dimensão de aprendizado e crescimento do Balanced Scorecard. Riscos, barreiras e oportunidades na implantação coordenada da gestão do conhecimento.
Download da Palestra - PDF

BME - O Desafio na Disseminação de Informações Estatísticas Desagregadas
Palestrante: José Sant'Anna Bevilaqua - Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ/COPPE. Coordenador do Projeto BME. Profissional com 35 anos de atuação na área de informática.

O BME - Banco Multidimensional de Estatísticas ultrapassou a marca dos bilhões de registros de informações, disponibilizando mais de 4.000 variáveis pesquisadas pelo IBGE. A experiência, pioneira no gênero, exigiu, além da construção do banco de dados, a definição de um sistema de regras que viabilizasse o manuseio de microdados na construção de informações agregadas. Para a compreensão de seu conteúdo, foi necessário o desenvolvimento de uma linguagem documental que suportasse a descrição semântica das informações.
Download da Palestra - PDF

Organizando a Informação Empresarial
Palestrante: Paulo Coletti - Gerente da Gestão de Informação Empresarial, Gestão do Desempenho Empresarial da Petrobras. Assistente da Superintendência Executiva de Exploração e Produção. Superintendente de Exploração da Amazônia Ocidental.

A demanda por um ambiente de dados integrado, consistente e robusto para suporte à decisão é comum nas organizações que acompanham seu desempenho por meio de indicadores. Foi implantado um projeto para estruturar o processo de planejar, construir e manter o Data Warehouse (DW) de informações empresariais com o objetivo de suportar o processo decisório. Para garantir a consistência da informação, foi criada uma aplicação para discussão e documentação dos metadados de negócio. As aplicações de BI corporativas têm este DW como única fonte de dados. Diversas interfaces de visualização foram desenvolvidas para agilizar a tomada de decisão.
Download da Palestra - PDF

Projeto DataWarehouse da PREVI
Palestrante: Wilson Pumar de Paula - Gerente de Tecnologia da Informação da Previ, conselheiro da AMIX Sistemas Inteligentes, integrante do conselho de administração da Telemar e da Cia Iguaçu de Café Solúvel e Diretor Técnico e Comercial da 521 Participações.

Será apresentada uma visão global do projeto: motivadores, proposta de solução, projeto, dificultadores, situação atual e perspectivas futuras.
Download da Palestra - PDF

Dia 17 de Setembro, quarta-feira

Gestão por Competências
Palestrante: Luis Piemonte - Uma das maiores autoridades em Gestão por Processos. Autor de diversos ensaios publicados, integra o corpo docente da FGV - EAESP. Consultor do BIRD. Principal executivo da IDS Scheer. Fundador do IADI - Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual.

A apresentação abordará os conceitos de estratégia e competência como fatores determinantes de sucesso, em um cenário caracterizado pela ausência de fronteiras e disponibilidade de tecnologia. Focando no Capital Humano, a metodologia a ser abordada considera os objetivos estratégicos como ponto de partida para a identificação das competências requeridas pelo negócio, visando alimentar um Sistema de Inteligência Competitiva capaz de apoiar processos associados à "seleção por competências", "remuneração por competências", "desenvolvimento pessoal" e outros.
Download da Palestra - PDF

Os Desafios da Implantação de um Sistema de Inteligência Competitiva numa Empresa
Palestrante: Elisabeth Braz Pereira Gomes - Assessora da Presidência da Anatel para Gestão, Inteligência e Transferência de Tecnologia. Pesquisadora associada do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da COPPE/UFRJ. Doutoranda em Engenharia de Produção UFRJ/COPPE. Mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético - COPPE/UFRJ.

Serão abordadas as principais etapas de implantação de um sistema de Inteligência Competitiva e as dificuldades em implantá-las; a questão ética no processo de coleta e análise das informações e a etapa de sensibilização da empresa nesse processo. Apresentação de um caso na área política.
Download da Palestra - PDF

Do Autodesenvolvimento ao Uso Intensivo de Metodologias de Ensino à Distância Apoiadas na Web e Soluções de Telecomunicações: a Universidade Corporativa Embratel
Palestrantes: Ana Rosa Chopard Bonilauri - Gerente Geral de Desenvolvimento de RH. Professora do Curso Superior de Administração de Empresas da UNIVERCIDADE Rio de Janeiro.

Nelson de Paiva Garzeri - Gerente de Sistemas de Suporte da EMBRATEL. Foi Diretor de Engenharia e Atendimento a Clientes da Globocabo e Gerente da Divisão de Planta Interna da Telesp.

Será apresentado o caso Embratel, sob a perspectiva da cultura de educação continuada e o "business case" para implantação do LMS, em projeto conjunto de RH e IT. Será mostrado como o " e-Learning" se insere no modelo de Gerenciamento do Capital Intelectual da Empresa: um processo mais longo fundamentado nos valores da Organização.
Download da Palestra - PDF

Gartner e o Cenário de KM - Gestão de Conhecimento sob a Ótica Empresarial
Palestrante: Waldir Arevolo - Diretor de Pesquisas, vem atuando no Gartner como membro e líder na América Latina de Gerenciamento de Documentos (IDM), Conteúdo (CM), Conhecimento (KM) e Processos (BPM/Workflow), E-Learning, Portais Corporativos, e Arquitetura Empresarial (TI + Processos).

Embora exista ampla aceitação do conceito de Gerenciamento de Conhecimento, ainda existem problemas para transformar os benefícios em realidade nas empresas. A apresentação traz os principais pontos a serem observados na obtenção desses benefícios e as principais estratégias utilizadas pelas a empresas para justificar seus investimentos e obter melhores resultados nos programas e projetos de gestão de conhecimento. As questões críticas incluem: Como o KM está ligado aos objetivos de desempenho da empresa? Quais são as áreas, práticas e oportunidades em KM nas empresas? Quais são os fatores essenciais de sucesso e quais são as tendências para a Gestão de Conhecimento?
Download da Palestra - PDF

Redes para o Compartilhamento de Dados
Palestrante: Luiz Bursztyn - Engenheiro pela UFRJ, pós-graduado em Engª de Sistemas e mestrando em Engª de Produção pela COPPE. Trabalhou na Datamec, Engevix e PUC-Rio. Atua na informática desde 1968. Consultor em sistemas de informação.

As instituições governamentais despendem muito dinheiro e energia para produzir os dados que necessitam e repetem esforços já realizados por outras. Como evitar? A Internet favorece a criação de sistemas do tipo "clearinghouse" para promover, entre elas, intercâmbio de dados de interesse comum. Além da economia que proporcionam, estes sistemas ajudam na qualificação destes dados. Duas bacias hidrográficas brasileiras já desfrutam deste serviço. É o que será mostrado nesta palestra.
Download da Palestra - PDF

Conhecimento, Inovação e Estratégia de Base Tecnológica
Palestrante: Cláudio D'Ipolitto - Pesquisador em Gestão de Estratégia e Inovação no InoveLab CRIE / COPPE / UFRJ. Professor em Gestão do Conhecimento no MBA em e-Management da FGV. Consultor em Novos Modelos de Negócio.

Será discutido o processo de gênese da idéia de negócio e trajetórias típicas de desenvolvimento de empreendimentos tecnológicos inovadores. Serão analisadas as decisões envolvidas na criação e evolução do negócio e a importância de incorporar a gestão das fontes de conhecimento e do processo de inovação no desenvolvimento do plano estratégico do negócio.
Download da Palestra - PDF


Institucional | Calendário de Eventos | Artigos | Cadastramento | Links | Fale Conosco

Desenvolvido por SV